terça-feira, 16 de março de 2010

Por que o RJ deve lutar pelos royalties do petróleo ?

Os royalties representam 3% do faturamento líquido obtido com a venda do petróleo e devem ser pagos aos governos por todas as empresas exploradoras em atuação no Brasil.

Por causa da extensão do mar territorial de cada Estado, que cobre os campos petrolíferos em alto-mar, a maior fatia dos repasses fica com o Rio de Janeiro, que em 2009 recebeu 71% do total de recursos.

São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são os três estados que mais recebem os royalties.

Deve-se ficar claro que royalties não é imposto. É uma compensação que os estados produtores devem ter, já que haverá problemas relacionados ao meio ambiente, infraestrutura e, a longo prazo, problemas de emprego e geração de renda, quando começar a haver escassez deste recurso mineral.

O "Zé Serra" não está tão empenhado em defender os royalties de São Paulo porque está compenetrado nas eleições e não quer perder votos dos eleitores que não recebem royalties! Crueldade que ele faz com os paulistas.

Só resta ao RJ e ao ES colocarem o bloco na rua e protestarem.

O governo Sergio Cabral merece as vaias que vêm recebendo, mas este é um momento delicado e de crise entre as federações. Os parlamentares, com o intuito de se reelegerem em seus estados, estão querendo retirar royalties do Rio e repartirem com seus estados. O royalties do petróleo é constituicional. Se for aprovado pelo Senado Federal, a população fluminense deve rasgar esta lei da Constituição e sabe-se lá que outras leis deverão ser rasgadas daqui em diante...

A mesma coisa está acontecendo entre a Inglaterra e a Argentina. A Argentina está há décadas sem se importar com as ilhas Malvinas, até então, sem riqueza de recursos naturais. A Inglaterra descobriu poços de petróleo e a Argentina está esperneando e apelando a OEA, ONU, Lula, etc

Ora bolas, o Rio de Janeiro já recebe os royalties há um tempo e, agora que descobriram a camada do Pré-Sal, os demais vão brigar, espernear e querer rasgar a Constituição Brasileira?

Este é o momento de toda a população fluminense estar unida, coesa; Cabral, Cesar Maia, Gabeira, Crivella... Vamos resolver nossas divergências políticas a partir do dia seguinte ao evento deste dia 17 de março de 2010. Hoje vamos somar forças e brigar pela Constituição Brasileira!

Um comentário:

  1. O governador decretou ponto facultativo para os servidores do Estado a partir das 15 horas.
    O prefeito também decretou ponto facultativo na capital a partir de 15 horas!

    Vamos nos unir numa só vaia!

    Quantas manifestações fizemos e não fomos atendidos pelo governador?

    Se o Rio está vivendo este inferno astral, a culpa é do governador!


    Vamos lá pessoal!

    Vamos gritar... FORA CABRAL!!!

    ResponderExcluir