segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O MUNDO INTEIRO LAMENTA A INSEGURANÇA DO RIO DE JANEIRO

1. O Rio de Janeiro está em guerra.

2. O mundo inteiro presencia o abandono em que vive a população fluminense.

3. Enquanto os poderosos lutam para sediar grandes eventos internacionais, o povo luta para sobreviver com salários defasados, com "subempregos" e "submoradias".

4. Esta matéria saiu no Clarín, jornal argentino. A melodia que usam no slideshow do mesmo, é mais triste ainda.

5. O fundo musical que usei, após converter em vídeo e edita-lo é "Amazing Grace", hino ligado a abolição da escravatura na América. Composto em 1772 por um ex-traficante de escravos que, arrependido, passou a lutar contra a escravatura. Foi cantado pelos manifestantes civis, quando o Luter King partilhou de seu sonho. Foi cantado quando Nelson Mandela saiu da prisão, quando o muro de Berlim caiu e no dia 11 de setembro.

6. Aqui não há um racismo tão latente quanto em países mais desenvolvidos. O preconceito aqui não é tanto pela raça, mas sim pela posição social. As camadas mais baixas da sociedade são abandonadas pelo poder público, são impedidas de trabalhar com suas vans, de fazer manifestação pública em frente a ALERJ, são discriminadas e lutam, sim, lutam para sobreviver em meio as faccões criminosas que se escondem entre elas disputando o poder. Disputam o poder para conquistar um maior mercado consumidor, mercado este, que é composto por muitos que compõem a elite deste país que nos oprime e nos discrimina!

...triste Rio de Janeiro...

Mais referências sobre Amazing Grace

Um comentário:

  1. Prof Ciro, faça parte da comunidade "fora cabrarotinho" do orkut. De opiniões lá

    ResponderExcluir