quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Veto ao emprego, ao turismo e ao desenvolvimento no Vidigal!


Fato - O empresário alemão Rolf Glaser investiu R$ 1,1 milhão na compra de 37 propriedades com o sonho de transformar o Morro do Vidigal, em São Conrado, zona sul do Rio, em polo turístico. A meta era construir casas que abrigassem turistas e um caminho de lojas, de lavanderia a uma casa de sucos. O empreendimento empregaria moradores do Vidigal, que depois de algum tempo, seriam responsáveis por gerir o negócio.
Fato intrigante - O empresário diz que perdeu muito dinheiro, pois a prefeitura fez uma série de exigências e inviabilizou o negócio. Ele começou a vender todas as 37 propriedades por 30% do valor de compra. Rolf viaja hoje para a Alemanha. "Perdi muito dinheiro. Acho que algumas pessoas não gostam da favela, mas também não querem fazer nada para mudar a comunidade", disse o empresário.

Fato grave - O principal obstáculo ao empreendimento foi o embargo das obras pela prefeitura do Rio. "A prefeitura exigiu escrituras definitivas e os terrenos são posses. É a inoperância desses paquidermes gigantescos que são os órgãos públicos. A prefeitura veta porque quer voto. Eles barram qualquer pessoa que atraia a simpatia da população", afirmou o arquiteto responsável pelo projeto, Hélio Pellegrino, do HGP Arquitetos Associados.

Conclusão: O empresário embarca hoje de volta para a Alemanha. Será que alguém deve lucra com as favelas, com miséria e a ignorância nesse estado?

Fonte: www.cesarmaia.com.br (newsletter do Cesar Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário