sexta-feira, 16 de maio de 2008

O JOGO DE XADREZ E A EDUCAÇÃO


Pesquisas feitas na Europa e nos Estados Unidos já constataram que o xadrez pode ser um excelente ferramenta pedagógica, desde que bem empregado. O jogo associa o mia puro lazer com uma chance de a criança aprimorar seu raciocínio lógico, a tomada de decisão e as atitudes de liderença. O que é meio caminho andado para se integrar no mundo competitivo de hoje. Alguns efeitos do xadrez:
Raciocínio - Cada movimento no xadrez requer uma lógica profunda, já que as peças podem ter um valor relativo. O estudo contínuo de posiçoes de tática e estratégia para ir bem no jogo favorece o pensamento lógico em geral, aumentando a capacidade de racionalização dos problemas.
Valores - Uma mesma jogada pode ser feita de várias formas diferentes ajudando o aluno a aceitar os pontos de vista diferentes, aprendendo a discutir, compreender e ceder.
Metodologia - O jogo ensina a ter método - o que é fundamental para o bom andamento nos estudos. No xadrez, é fundamental planejar as ações futuras, e a prática desse planejamento forma um pensamento organizado e desenvolver uma imaginação criadora.
Autoconfiança - Numa partida sempre aparecem vários temas mesclados, e o jogador que melhor trabalha com estas variáveis obtém os melhores resultados. Ajuda a desenvolver na criança a tenacidade, a vontade, a concentração e a memória.
Personalidade - Ensina a ser capaz de aprender com a vitória e com a derrota. Isto é mais fácil de adotar quando ainda se é criança, com uma personalidade em formação. O jogo estimula sempre o aprendizado, mesmo na derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário