quarta-feira, 14 de maio de 2008

EM QUAL GRUPO VOCÊ ESTÁ?


Tínhamos uma aula de Fisiologia, na faculdade de Medicina, logo após o feriadão de 7 de setembro. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a agitação era geral. Um velho professor entrou na sala e, imediatamente, percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas a turma não colaborou.
Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silencio, educadamente. Ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já vi.
Veja o que ele disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso um única vez! Desde que comecei a lecionar, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de um turma. Em todos esses anos observei que, de cada 100 alunos, apenas 5 são realmente aqueles que fazem a diferença no futuro. Apenas 5 tornam-se realmente aqueles que fazem a diferença significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que essa porcentagem vale para todo mundo.
Se vocês prestarem atenção, notarão que, de 100 professores, apenas 5 são aqueles que fazem diferença; de 100 garçons, apenas 5 são excelentes de 100 motoristas de táxi, apenas 5 são verdadeiros profissionais. É uma pena muito grande, não termos como separar estes 5% do resto.
Nem preciso dizer o silencio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor consegui após aquele discurso. Hoje não lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Percebi que ele tinha razão e desde então, tenho feito tudo para ficar no grupo do 5%. Aprendi que, se não tentarmos ser especiais em tudo que fizermos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.

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