Editoria de Arte/Folhapress |
A federação brasileira tem 26 estados. Estão querendo dividir o estado do Pará em três estados: Pará, Carajás e Tapajós.
O eleitor paraense vai escolher no plebiscito que foi aprovado em maio pelo Congresso Nacional. Isso em no máximo 6 meses deve ocorrer.
Quanto custa criar um novo estado?
Tapajós gastaria 51% de seu PIB com um custo de manutenção de 2,2 bilhões por ano. Carajás gastaria 23% de seu PIB com um custo de manutenção de 2,9 bilhões por ano. Diante da arrecadação dos dois estados, os custos resultariam num déficit de R$ 2,16 bilhões que seria coberto pelo governo federal.
A média nacional com custos é de 12,72% do PIB. Pará gastou 16% do PIB com a manutenção da máquina pública.
Outra questão: Quem se beneficiaria com a criação de mais dois estados?
Segundo pesquisas, o PMDB, o PDT e o PT seriam os partidos mais beneficiados de acordo com o cenário político desse novo eleitorado.
Então este blog deduz... seriam mais senadores para compor a base aliada, seria mais poder para Dilma e para Lula (a partir de 2014, claro que ele volta)...com mais deputados e senadores na base aliada, teriam mais forças políticas para instalar no país o bolivarianismo que o Marco Aurélio Garcia & Cia tanto querem.
Fontes: Folha , Blog do Sandro Araujo , Blog Reflexões de um policial
Nenhum comentário:
Postar um comentário