sábado, 4 de junho de 2011

norte-americanos, americanos ou estadunidenses?

Se sou ingles, meu país é a Inglaterra;
Se sou turco, meu país é a Turquia;
Se sou americano, meu país é a América. Ops, mas América não é continente?

(retirado aleatoriamente de um fórum na internet)

O Reino Unido é composto por 4 países, cujo principal é a Inglaterra. O Reino que se uniu, originanou o “Reino Unido” que tem um nome: Grã-Bretanha!

Os Estados Unidos são 50 estados do continente americano que se uniram. Os Estados que se uniram originaram os “Estados Unidos” e também tem um nome: Estados Unidos “da América”

Nossos vizinhos hispânicos (bolivianos, paraguaios, venezuelanos, argentinos, etc) e espanhóis só se referem aos cidadãos dos Estados Unidos da América como estadunidenses. Apenas uma pequena parte dos brasileiros e portugueses usam essa expressão.

Norte-americano é um termo muito utilizado no Brasil, que é também comum em Portugal, onde é pouco utilizado na linguagem corrente mas é o termo habitualmente utilizado pela imprensa. Esse termo também é questionado por alguns, que, tal como para "americano", alegam considerar problemática a possibilidade de se ter variações de significado para um mesmo termo, nesse caso, a possibilidade de ser também usado para descrever a cidadãos da América do Norte em geral, que inclui o México e o Canadá.


Estadunidense, é menos usado no Brasil (podendo ter um sentido pejorativo, ainda que raro), mas não é habitual em outros países de língua portuguesa, não sendo utilizado na linguagem corrente em Portugal, embora alguns acadêmicos brasileiros recomendem o seu uso. Esse termo é comumente questionado por aqueles que preferem "americano" ou "norte-americano", que apontam que a utilização do termo "estadunidense" apenas para os cidadãos dos Estados Unidos da América é excepcional e arbitrária, uma vez que o padrão para nomes de países que tenham "Estados Unidos" —Estados Unidos Mexicanos, Estados Unidos do Brasil, e Estados Unidos da Colômbia — é a construção do gentílico com base apenas no último termo — resultando em mexicano, brasileiro, e colombiano, respectivamente — e não com base em "Estados Unidos", com a qual seriam todos igualmente "estadunidenses". Em contrapartida, apenas aqueles que preferem "americano" relatam problemas com "mexicanos" e "brasileiros", visto que estes dois últimos denotam, sem espaço para dúvida ou má-interpretação os gentílicos de México e Brasil.

A verdade é que os desde a Doutrina Monroe (A América para os americanos, lembra?) os estadunidenses se arrogam no direito de ter soberania e poder de interferência neste continente. Tanto é que, quando eles nascem, consta em suas certidões de nascimento nacionalidade como “americanos”. O sentimento anti-estadunidense que aflorou ainda mais após Jorge Bush, faz com que muitos queiram deixar claro a limitação geográfica que os mesmos devem ter e a expressão “estadunidense” passou a ser mais empregada também pelos de língua portuguesa.

Um comentário: