domingo, 5 de junho de 2011

Blogs 2: Inúmeras possibilidades de blogs educacionais



APLICAÇÕES – As aplicações pedagógicas são inúmeras desde publicar simples tarefas digitalizadas que só irá mudar o meio onde vai ser colocado, antes caderno agora blog, até atividades que provoquem o aluno a criar, escrever textos, fazer produções dos mais diversos formatos. Com uma diferença importante verificada durante a pesquisa: quando os alunos sabem que seu trabalho ou sua pesquisa irá ser vista por um público maior eles capricham muito mais no trabalho. É um incentivo a mais.

INTERATIVIDADE – A característica de interatividade através dos blogs é um processo que está aumentando constantemente. O blogger, por exemplo, sempre acrescenta uma nova ferramenta para ser acrescentada ao mesmo. Os blogs inicialmente eram relatórios publicados na internet e começou a ser usado para diferentes fins por conta da facilidade de uso. Não precisa entender de linguagem de programação ou de HTML para se fazer um blog. Tem a possibilidade da publicação instantânea. Antigamente os sites tinham um link “fale conosco” e quem sabe um dia você teria uma resposta. A resposta instantânea e um fator fundamental para promover a interatividade nos blogs.

PROFESSORES – Muitos professores têm uma dificuldade muito grande em utilizar o blog. Eles têm uma resistência enorme. “Quando se fala em blog nas salas dos professores, muitos torcem a rosto e dizem que blog é diário de adolescente na internet. Não se vê o blog como uma possibilidade de ampliação, como quebra das barreiras em sala de aula. Às vezes essa repulsa por blogs é na verdade conseqüência da falta de intimidade de alguns professores com o computador.

Texto em construção / continua no decorrer da semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário