quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O DEBATE DE IDEIAS ESTÁ DESAPARECENDO DA POLÍTICA

Foto de Henry Kissinger

Trecho da longa entrevista autobiográfica de Felipe Gonzalez a El País (07).

1. O que se está fazendo é seguidismo da opinião pública; se está banalizando o debate político a tal ponto que não se pode desenvolver projetos políticos que em certo momento podem ir na contramão da opinião pública. Como dizia Azaña, não há nada mais variável do que a chamada opinião pública.

2. Há cerca de quatro ou cinco anos, encontrei-me por acaso no aeroporto de Washington com Henry Kissinger, e ele me disse: "Olha, Felipe, a política está nas mãos de pessoas que fazem discursos pseudo-religiosos e simplistas e que são na verdade ofertas de venda de eletrodomésticos". Concordei. E ele acrescentou: "Desapareceu de tal maneira o debate de ideias, a contraposição de ideias; estamos em uma simplificação tão grande da política, que deixou de me interessar. Aborrece-me profundamente este mundo da política em que estamos vivendo."

Fonte: Ex-Blog do César Maia

Um comentário:

  1. VÍDEO: Moradores da Vila Taboinha resistem corajosamente à tentativa de despejo do Estado reacionário

    Vídeo produzido pelo jornal A Nova Democracia com imagens do protesto dos moradores da Vila Taboinha, na zona Oeste do Rio, na tarde do dia 09 de novembro de 2010, contra a tentativa de remoção arbitrária da comunidade pelo "choque de ordem" da prefeitura.

    http://jornalanovademocracia.blogspot.com/2010/11/video-sobre-acao-covarde-da-policia-na.html

    ResponderExcluir