quinta-feira, 4 de março de 2010

O professor está ficando doente


Para o especialista em saúde mental André Luís Leite, o professor acaba sofrendo no dia a dia por não ter uma diferenciação clara entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso, além de ser alvo de muitas expectativas por parte de alunos, diretores e pais.

“O professor é alvo de muitas expectativas durante o trabalho. São alunos durante a aula, os pais que querem saber como está o aprendizado, os chefes que também cobram”, exemplifica. E complementa: “Além disso tudo, o professor não tem poder de resolutividade no seu trabalho. Muitas vezes, o processo dá errado por outros motivos além do controle dele. Isso causa uma sensação de ineficácia, que é a maior causa de adoecimento no trabalho”.

Principais problemas de saúde: Calo nas cordas vocais; Problemas de coluna; Alergia ao pó de giz; Doenças Coronárias; Gastrite nervosa; Depressão; Síndrome do Pânico e outras doenças psiquiátricas

Principais problemas de trabalho: Salário baixo; Carga horária excessiva; Falta de tempo para outras atividades; Problemas de relacionamento com alunos e colegas; Baixa auto-estima; Violência nas escolas

3 comentários:

  1. VEJA a lucidez de um líder religioso, que também é um CIDADÃO INDIGNADO como

    muitos outros brasileiros com essa MONSTRUOSIDADE que é Programa Nacional de

    Direitos Humanos(DECRETO COMUNISTA)!

    Direitos Humanos?!

    DEFEITOS HUMANOS, ISSO SIM!

    Plano Nacional?! NÃO! PLANO DE UM PARTIDO QUE PREGA O TOTALITARISMO!

    Parabéns ao Pe. Paulo Ricardo e ABAIXO ESSE PNDH(DECRETO COMUNISTA)...

    http://www.youtube.com/watch?v=hA6h1dFgbc8

    ResponderExcluir
  2. E ainda querem demolir o IASERJ do Rio para construir o Instituto Nacional do Câncer.O professor está "ferrado" mesmo. Não tem mais o IASERJ e seu salarinho não dá para pagar um plano de saúde, quase não dá para pagar as contas no final do mês e muito menos para ter algum tipo de lazer. Professor? Haaaaa coitado!!!

    ResponderExcluir
  3. é.... sem IASERJ... agora é UPA, UPA cavalinho no colinho do Cabral. Não podemos aceitar isso.
    A diferença entre o casal Garotinho e o Cabral é que o primeiro usava ONGs de fachada para poder fazer caixa 2, enquanto o segundo, superfatura nas UPAS, nas climatizações das salas de aula e laptops, daí faz o seu caixa 2.

    ResponderExcluir