quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Volta ás aulas


Hoje expirou minha licença médica.
Voltei para sala de aula.
Os alunos continuam os mesmos, brincam e riem de tudo.
Os profissionais de educação me saúdam e seguem para seus afazeres diários.
O Governo continua insensível ao que está acontecendo nas salas de aula.
Não há estímulo ao conhecimento, a investigação permanente, ao saber.... Estamos sendo tratados como bois para o curral.
Tudo muito metódico e repetitivo, muitas teorias e conchavos políticos,
Enquanto isso, os alunos contam os dias para irem ao baile funk se esbaldar com as "xuxucas"ou "Os Ousados" nos finais de semana e verem a vida de forma reducionista, endeusando a luxúria e o sexo. Outros adolescentes, menos edonistas, contam os dias para ouvirem uma repreensão em um templo religioso e sentirem-se culpados ao término, podendo assim, tornarem-se mas brandos e domesticados.
Tenho liberdade de escrever a vontade sobre meus alunos. Descobri que quase todos, não tem hábito de leitura. Esse ócio cultural vêm das primeiras séries e, no Ensino Médio, é difícil reverter.
Nós educadores, estamos nos empenhando com vários projetos para estimulá-los a leitura mas parece que falta alguma peça chave nesse processo.
Descobri que, por mais que queiramos levantar a auto-estima do corpo discente, não lograremos êxito com governos corruptos e insanos.
Jorge Picciani, presidente da Assembléia Legislativa manda jogar bombas em educadores;
Sergio Cabral chama motoristas de vans de vagabundos;
Eduardo Paes manda derrubar as casas dos mais pobres, alegando ser área de preservação ambiental porém, mantém erguida as casas dos mais ricos;
Lula vive uma fase de encantamento com o seu "Eu". Parece que o mundo gira em torno dele. "Nunca antes houve algo assim..." diz ele. Seu filme, já se sabe, teve 4 financiamentos ocultos. Empresas que não querem aparecer como patrocinadoras do filme-biografia do dele.
Bom, melhor parar por aqui. Volto para sala de aula e continuo blogando.
Abraços e obrigado por ter lido até aqui.
Novos dias de postagens: 2as, 4as e 6as

Um comentário:

  1. Pelo ao menos uma boa notícia! Professor Ciro desejo muita saúde e felicidade!

    Regina

    ResponderExcluir